Histórico

No ano de 1998, foi realizado o primeiro jogo de Basquete em Cadeiras de Rodas na Bahia. Desde então, até o meado do ano de 2003, o Basquete em Cadeira de Rodas em Salvador e na Bahia se manteve, mesmo sem apoio direto. Foram várias participações em Campeonatos Regionais do Nordeste, Brasileiros, Amistosos e Torneios, mas sem nenhuma expressiva participação, sem vitórias ou grandes sucessos. A única vitória do Basquete em Cadeiras de Rodas da Bahia, nessa época aconteceu sobre o selecionado da Paraíba no ano de 2000 contra a FUNAD/PB. Mesmo o selecionado da Bahia, não possuindo as cadeiras de rodas no mesmo padrão da equipe adversária, pois a Bahia até aquele momento era a pior equipe em termos de cadeiras de rodas, manutenção e suporte técnico.

A partir de 2004, o Basquete em Cadeiras de Rodas da Bahia parou definitivamente, por falta de interesse da então entidade responsável em propiciar o suporte necessário, vale salientar que o basquete é um esporte que necessita de suporte financeiro continuamente.

O nascimento da AABANE

Desde 2001, os atletas que aqui na Bahia praticavam o Basquete em Cadeiras de Rodas ficaram sem uma entidade para representá-los, alguns remanescentes foram para outras modalidades, no entanto um grupo permaneceu reunindo e praticando o esporte de maneira informal.

Com a necessidade de uma Entidade que tenha responsabilidade, dignidade, confiança, transparência e verdadeiro comprometimento com o paradesporto em nosso estado, alguns desses atletas, incentivados por Osmar Freitas começaram a idealizar a criação de uma entidade. A luta foi árdua para reunir as documentações necessárias, mas no dia 08 de março de 2007 foi anunciada a criação da AABANE (Associação de Atletas Baianos de Necessidades Especiais).

A AABANE nasceu para que o paradesporto seja difundido em nosso estado com seriedade e profissionalismo já em seu primeiro ano de fundação implantou as modalidades de Atletismo e Basquetebol Sobre Rodas.

Missão

Oferecer as pessoas com necessidades Especiais à inclusão social com melhor qualidade de vida através do esporte.

Objetivo

O desenvolvimento das práticas esportivas, em caráter beneficente, de natureza educativa; visando o equilíbrio do atleta, a saúde, o lazer, a cultura e o esporte como meios de crescimento e sua integração psíquico-social na sociedade.

Delivered by FeedBurner

Copyright © 2012 - 2014 AABANE - Salvador - BA

Perfil Virtual